Actualidade

Visita da Excelentíssima Secretaria Permanente do MTC à ENA

Data: 04/09/2020
Visita da Excelentíssima Secretaria Permanente do MTC à ENA

No dia 02 de Setembro de 2020, a Escola Nacional de Aeronáutica (ENA), recebeu a primeira visita da Excelentíssima Secretaria Permanente do Ministério dos Transportes e 

Comunicações (MTC), Dina Mahomed Tavá Ribeiro. A visita tinha como objectivo a familiarização da Excelentíssima Secretaria Permanente com a área aeronáutica dado que a sua nomeação para aquele cargo é recente.

No acto da recepção, a Directora da ENA, Doroteia Florentina Pegado afirmou que este momento era aguardado há algum tempo, pois, no seu entender, a visita irá de alguma forma contribuir para a dinamização das actividades da instituição neste momento em que o País atravessa uma crise estrutural dada a prevalência do COVID-19. 

A visitante expressou a sua satisfação com o grau de implementação das medidas de prevenção do COVID-19 adoptadas pela ENA com vista à retomada das aulas presenciais e encorajou a continuação das mesmas para a contenção do risco da sua propagação. De referir que no encontro, foram abordados assuntos prioritários no domínio da formação aeronáutica referentes à organização e planificação interna.

De entre vários desafios que o sector dos transportes tem neste momento, a ENA constitui também uma preocupação, dai que a Excelentíssima Secretaria Permanente recomendou para que se elencassem aqueles que são os projectos prioritários para que ao nível do MTC se possa tomar decisões favoráveis à sua implementação, reconhecendo que a área de formação aeronáutica, dada a sua complexidade e especificidade é bastante diferente de qualquer outro tipo de formação profissional e a partida, qualquer investimento ser oneroso para a situação económica do País.