Princípios de Convivência

Os princípios que regem a convivência escolar – entre alunos, docentes, pais e funcionários – traduzem o modo de ser e de proceder desta Instituição.

  • Responsabilidade: capacidade de assumir livremente a autoria de seus actos, levando em consideração o bem comum e o respeito ao outro, que devem caracterizar o compromisso do indivíduo para consigo mesmo e com o colectivo.
  • Cooperação: capacidade de estabelecer relações de acção conjunta para atingir objectivos comuns sem perder de vista a individualidade, desenvolvendo as competências que tornam as pessoas aptas a enfrentar situações diversas e a trabalhar em equipa, de forma consciente e comprometida, com receptividade e disponibilidade.
  • Solidariedade: habilidade de partilhar com o outro, dispondo-se a respeitar e contribuir para a pluralidade relacional, em vista das necessidades colectivas. A solidariedade é uma decisão firme e perseverante na busca do bem comum, quer dizer, o bem de todos e de cada indivíduo, porque todos somos responsáveis por todos.
  • Alteridade: habilidade de a pessoa conhecer a si mesma, valorizando a sua singularidade, para poder melhor compreender e aceitar o outro, garantindo a reciprocidade que possibilita a superação do individualismo e a flexibilidade necessária para uma saudável convivência no colectivo.
  • Respeito às diferenças: aceitação e compreensão da diversidade humana, percebendo que as diferenças e o diálogo com o diferente contribuem para o desenvolvimento individual e colectivo.